terça-feira, 12 de agosto de 2008

A grande desilusão.

O jornal Público na sua edição de 11 de Agosto tinha na primeira página, a propósito das Olimpíadas, um título que rezava: 'Portugueses desiludem'... Estão a falar de quê? Dos 7º, 9º e 11º lugar de Judocas Portugueses que com poucos apoios não só conseguiram ir aos Jogos como conseguiram ficar à frente dezenas de adversários? Não consigo compreender de onde vem este sentimento de suposta desilusão (e não falo só do Público, como é óbvio e notório). Eu não estou desiludido. Mas também nunca estive iludido de nada. Nestas últimas semanas os media nacionais criaram ilusões e pressionaram os atletas de forma nunca antes vista. E agora parece que vem a hora da cobrança... E, já agora, gostaria de saber em que lugar do ranking mundial estarão os jornalistas, editores e comentadores que tão rápido enaltecem os valores nacionais como ainda mais depressa acham que tudo é mau.
No desporto, tal como em todo o lado, há boas e más pessoas, há quem se esforce e há que se aproveite, há quem consegue e há quem não consegue.
Da minha parte fica a admiração por todos os atletas (e não só) que lutam diariamente para provar que uma das maiores características do ser humano é querer ir mais além.
Se trouxerem medalhas... óptimo. Se não... há que investir ainda mais nas pessoas e não achar que enquanto povo temos alguma predisposição genética para o falhanço.

Sem comentários: