terça-feira, 4 de novembro de 2008

Podia explicar outra vez, setôr?

Eu sempre me senti menorizado pelo facto dos meandros da Economia me serem praticamente desconhecidos. Não conseguia perceber muito bem com funcionam as Bolsas de Valores e os "mercados". Aliás só um tipo bronco é que escreve "Bolsas de Valores"... Um tipo esperto deveria escrever apenas 'bolsa' ou dizer coisas vagas referindo-se ao Dow e ao Footsie... Mas eu nunca me considerei um tipo muito esperto... Apesar de conseguir decorar textos com dezenas de páginas e conseguir representar esses textos com algum sucesso, apesar de saber calcular alguns coeficientes de Clebsh-Gordan e me mover com crescente desenvoltura nos caminhos sinuosos da geometria diferencial calculando curvaturas em donuts e testando soluções para buracos negros... apesar disso a economia era para mim um mundo de gente esperta e inteligente.
Afinal não! Parece que afinal de contas esses tipos apenas são espertos mas não percebem nada do que fazem. São espertos porque conseguiram encher-se de bónus e prémios por sucessos e ganhos que não existiram, porque nos andaram a enganar (a alguns) e porque agora ainda nos puseram a pagar as suas dívidas. Espertos sim, mas não inteligentes, porque se também forem inteligentes têm de ir todos para a prisão.

Sem comentários: